BIOCONSERVACION ALTA CMYK trans

Torres Concêntricas

As torres concêntricas são uma melhoria em eficiência energética e custo em relação ás torres de adsorção de carvão ativo de leito simples ou duplo, também conhecidas como split.

Estas torres usam um sistema de fluxo radial, que apresenta menor perda de carga, maior eficiência e podem conter uma maior quantidade de meio adsorvente, quando comparado com os sistemas convencionais de adsorção por profundidade de leito.

Podem conter qualquer adsorvente da Bioconservación e podem ser feitas várias etapas de tratamento, no caso que se requeira um refinado final ou se existirem vários contaminantes que requeiram tratamento com diferentes adsorventes.

As principais vantagens:

Maior eficiência energética devido ao seu desenho que permite uma redução da perda de carga e consequentemente reduzir o consumo de energia para metade do habitualmente consumido para os mesmos caudais a tratar.

Na maioria dos casos, ao fim de um ano pode corresponder a uma poupança equivalente ao custo da substituição do carvão ativo impregnado.

Para além disso, permite trabalhar com ventiladores de média pressão, em vez de alta pressão, o que pressupõe uma poupança no investimento do equipamento.

Equipamento compacto, com um desenho entre 1/2 a 2/3 menor, a ocupar menos espaço e além disso supõe maior facilidade de transporte.

Maior uniformidade do leito, não ocorre formação de caminhos preferenciais e a eficiência de eliminação de contaminantes não se ressente. A operação de enchimento também é mais simples.

Trata caudais mais elevados, quase duplica o caudal de uma torre convencional com o mesmo diâmetro, com perdas de carga mais baixas. Podem-se utilizar para caudais entre 2.000 m3/h até 50.000 m3/h na gama standard e com desenhos especiais de 75.000 a 90.000m3/h.

Maior autonomia, o facto de poder carregar mais meio adsorvente leva a tempos de residência mais elevados.