Balões Amortecedores

A TecnoConverting Portugal incorpora na sua gama Balões Amortecedores para bombas doseadoras ou volumétricas, construídos em materiais plásticos, PVC, PP e PVDF, e também em Aço Inox, associando-se a um fabricante com mais de 40 anos de experiência em projeto, fabrico e aplicação destes equipamentos.

Testados em fábrica a pressões até 1,5 vezes superiores à pressão de desenho, verificados pelo sistemas de controlo de qualidade do fabricante, standards ISO 9001, e todos os equipamentos cumprem as Normas CE.

O Balão Amortecedor é um recipiente sob pressão com um gás no seu interior, habitualmente N2 e é aplicado para estabilizar o caudal e a pressão em circuitos com bombas doseadoras ou volumétricas.

Em todos os Balões Amortecedores existe um elemento que separa o gás com que está carregado do liquido de processo. A função básica deste separador é impedir a mistura do gás com o liquido do processo. Estes separadores podem ser de Borracha (NBR, EPDM, FPM, etc.) ou em material termoplástico, habitualmente PTFE.

Quando se utiliza um elemento separador de borracha, o Balão Amortecedor é designado por Balão Amortecedor de Bexiga. Se o elemento separador é de PTFE designa-se por Balão Amortecedor de Membrana ou Fole, dependendo da forma do elemento separador.

Existem também separadores em Aço Inox, adequados para aplicações com líquidos a temperatura elevada.

A seleção do tipo de Balão Amortecedor depende das características do circuito como a pressão de trabalho, a temperatura, o caudal da bomba e o nº de impulsos por minuto e claro do produto a veicular para selecionar os materiais de construção adequados.

Todos os Balões Amortecedores são produzidos de acordo com as regulamentações europeias sobre recipientes pressurizados, PED97/23/CE e o seu desenho cumpre os requisitos dos códigos AD-2000 e ASME VIII Div. 1 & 8.

Todos os Balões Amortecedores podem ser fornecidos com as ligações ao circuito com medidas diferentes bem como com qualquer tipo de ligação que seja necessária, quer seja roscada ao Balão, soldada ou integrada, segundo especificação do cliente