menu

Blog Article

É necessário utilizar discos difusores com válvula antirretorno incorporada?

posted in Artigos Técnicos by

Existem várias marcas de discos difusores que apresentaram difusores com válvula antirretorno no seu interior. O motivo é evitar que a água ou a lama entre dentro das tubagens através dos orifícios da membrana quando se para o fluxo de ar dos compressores.

Habitualmente este tipo de discos difusores incorpora uma esfera alojada no interior da rosca do difusor, e com a pressão do ar esta abre-se permitindo a sua passagem através da membrana. Quando os compressores param, a esfera veda o disco difusor para evitar a entrada de água no sentido inverso.

A ideia é muito boa, mas lamentavelmente o resultado deste tipo de discos difusores é pobre: são muitos os casos em que estas válvulas (esferas) ficam presas e não permitem que o ar passe através dos discos difusores. Isto prejudica o rendimento dos restantes discos difusores da instalação e, dependendo do número de discos obstruídos, o aumento do caudal de ar no resto dos difusores pode ser considerável.

Está amplamente demonstrado que em várias instalações com este tipo de discos difusores, muitos deles não chegam a trabalhar corretamente logo no arranque da instalação, pois já vêm obturados de fábrica, quer seja pela sua manipulação, transporte ou inclusive pela montagem dos mesmos.

A solução que tem sido adotada por diversos fabricantes é adaptar um sistema de vedação do disco difusor na própria membrana. A parte central da membrana do disco difusor é deixada sem perfurações e a espessura nesta zona é ligeiramente superior. Desta forma, e graças ao peso da água, a parte central atua como válvula antirretorno vedando os orifícios e não permitindo a entrada de água ou lama.

20 Out, 16

 

 

related posts