menu

Blog Article

Solução para o problema de humidade em sistemas de Biogás com sopradores ATEX

posted in Artigos Técnicos by

O biogás tornou-se uma fonte de energia renovável cada vez mais importante. No entanto, a sua composição e características podem apresentar desafios técnicos nos equipamentos e máquinas utilizados para a sua bombagem, transporte e manipulação em geral. Na Barmatec, oferecemos soluções para o problema da humidade excessiva no biogás e seu impacto nos sopradores de canal lateral.


Silenciadores com excesso de água


Durante o funcionamento dos sopradores de canal lateral ATEX, em sistemas de biogás, foi observada uma diminuição no desempenho das instalações. Após uma análise detalhada, foi identificado, entre vários fatores que dependem das características do gás de acordo com a sua origem, que a humidade excessiva presente no biogás é uma das principais causas desse problema na grande maioria das instalações, como aterros, estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e digestores.


Umidade na entrada do Biogás


Para reduzir a humidade excessiva no biogás e melhorar a sua qualidade, existem vários métodos de eliminação ou redução do vapor de água, como módulos e separadores de secagem, secadores, sistemas de retenção de vapor, filtros, desumidificadores, entre outros. Na Barmatec (subsidiária da Tecnoconverting), concentramo-nos em propor uma alternativa para os sopradores de canal lateral ATEX, que consiste em dois aspetos fundamentais:

  • Foi implementado um “ciclo especial de secagem” para limpar o sistema de biogás quando o soprador está inativo ou em operação intermitente. Esse ciclo de secagem utiliza ar limpo para eliminar a humidade residual nas tubagens e componentes do sistema.

  • Como efeito colateral, os silenciadores de espuma utilizados nos sopradores atuam como retentores de humidade, afetando negativamente o desempenho dos sopradores. Portanto, esses silenciadores foram modificados e substituídos por alternativas que não retêm humidade. Isso permite um fluxo de gás mais seco e melhora a eficiência destas máquinas.


É importante realizar uma supervisão contínua do sistema para garantir um desempenho ótimo e detetar possíveis problemas a tempo. Além disso, é recomendável considerar outras técnicas de secagem do biogás, em combinação com a abordagem proposta, para obter resultados ainda mais eficientes e confiáveis.



A implementação dessas soluções tem demonstrado resultados altamente positivos. Estes aspetos têm contribuído significativamente para otimizar o desempenho do sistema, proporcionando benefícios notáveis em termos de confiabilidade e vida útil dos sopradores ATEX.

30 Ago, 23

 

 

related posts